Resumo: | Tendo definido tecnologia educacional como o emprego do conhecimento científico e da experiência acumulada na soluçäo de problemas, o autor procura caracterizar os aspectos fundamentais da formaçäo de recursos humanos básicos para a saúde. Discute a importância da mudança do marco conceitual da organizaçäo do setor saúde de assitência para cobertura, para que se atinja a meta "Saúde para todos no ano 2000". Ressalta a necessidade de se realizar, concomitantemente, a mudança do marco conceitual da estruturaçäo do setor educaçäo de ensino para aprendizagem, como etapa fundamental para assegurar preparaçäo, de recursos humanos aptos a enfrentar a realidade sanitária e garantir a continuidade do processo educacional. Enfatiza o papel hegemônico do Serviço de Saúde na definiçäo do tipo de recurso humano a ser formado e salienta, em conseqüência, a importância dos programas de integraçäo docente-assitencial. Indica, finalmente, o papel da tecnologia educacional na viabilidade de tal estratégia docente^ipt.
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